Qual a quantidade de pasta de dente eu preciso usar?

Lopes Odontologia pasta de dente

No post anterior você viu sobre as técnicas de escovação e aprendeu uma maneira mais eficiente no controle da placa bacteriana e também menos traumática para a gengiva e o dente. Pois bem, nesse artigo você irá aprender a quantidade ideal de pasta de dente que você deveria usar para realizar a higienização bucal.

A pasta de dente é um produto de higiene, é vendido nas lojas e supermercados, mas não quer dizer que não faça mal, principalmente se ele possuir flúor na sua composição. Então são necessários alguns cuidados durante a escolha e seu uso. Veja só:

Você já viu um comercial de TV sobre as pastas de dente, não é? Nós também (vemos até hoje) e já fizemos aquela onda de creme dental nas cerdas da escova uma infinidade de vezes… Mas olha… Você não precisa de usar aquilo tudo. Sério…

Existe algum efeito adverso?

O excesso de pasta de dente não é algo que vá te prejudicar, a não ser, é claro, se você engolir a pasta de dente. O problema é que usar muito creme dental faz com que apareça muita espuma durante a escovação e isso “prejudica” a visualização das parte do dente.

pasta-de-dente-crianças-lopes-odontologia
Bebês e crianças precisam de supervisão e/ou auxílio dos pais para escovar os dentes.

Qual a quantidade ideal?

Para bebês, o tamanho de um grão de arroz cru, aproximadamente 0,1g, é o suficiente para a higienização. Desde 2009, a Associação Brasileira de Odontopediatria recomenda o uso de dentifrício contendo flúor, mesmo para bebês. Ainda assim, salientamos que você deveria tentar remover o máximo de pasta de dente, após a escovação, para que o bebê não engula. Se você não está supervisionando o seu filho ou não sabe se o responsável se daria ao trabalho de colocar a quantidade de creme dental correta e removê-lo da boca após a escovação, não compre dentifrício fluoretado para suas crianças.

Para adultos, usar uma quantidade de pasta de dente do tamanho de uma ervilha já vai ser o suficiente.

Existe um último problema também…

Bem… Você já deve saber… A pasta vai acabar mais rápido (e ela acaba nas piores situações). 😉

Será que vale a pena reduzir?

Não precisa ser cético… Pode reduzir a quantidade de pasta de dente sem medo de ser feliz. Não vai ser usando um tantão de uma vez que você irá prevenir a cárie. A escovação frequente é que é a solução.

ps.: Não esquecemos! Lembrem-se de usar fio dental!

Forte abraço e você pode tirar suas dúvidas nos comentários abaixo 😎

Até o próximo artigo!

Marcos Lopes

Comente aqui 😉

4 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta