Como escovar os dentes?

Lopes Odontologia como escovar os dentes

Você sabe como escovar os dentes? Você provavelmente escova os seus. Mas… De que forma? Com qual escova? E com qual pasta de dente? Será que você escova direitinho? Pois essas dúvidas e, provavelmente, muitas outras, serão esclarecidas neste artigo.

Grande parte das pessoas que vão ao dentista escovam os dentes e você, muito provavelmente, é uma delas. O ato de escovar os dentes não é natural do ser humano, logo, se aprende com alguém e você deve ter aprendido, pela primeira vez, com seus pais.

Não existe apenas uma única forma, correta e imutável para realizar a escovação. Se te disséssemos isso, estaríamos mentindo. Mas olha… Você pode escovar de uma maneira mais eficiente e eficaz. Isso não só te traria melhor qualidade de vida como te pouparia de situações desagradáveis. Não é mesmo?

Ah! Já vou te adiantar algumas informações preciosas:

» A escova não precisa ser cara

» É recomendado que ela possua cabo longo, cerdas retas de ponta arredondadas e macias

» Você pode usar uma pasta de dente comum

» A quantidade de pasta de dente não é tão importante assim

» A pasta de dente para adultos não é a mesma das crianças, especialmente, para crianças em desenvolvimento dentário. Para as crianças, principalmente para aquelas que engolem pasta de dente, o creme dental não deve possuir flúor

» É recomendado escovar os dentes várias vezes ao dia

Não acredita? Então olha só…

Nós dentistas já pesquisamos sobre as técnicas de escovação. Diversas publicações científicas (neste link você encontrará diversos estudos científicos sobre o tema, em inglês) foram feitas e, depois de inventarem um tanto de técnicas, quatro métodos se tornaram as principais técnicas utilizadas em todo o mundo:

» Técnica da varredura

» Técnica de Bass

» Técnica de Bass modificada

» Técnica de Fonnes

Técnica da varredura

As técnicas de varredura é conhecida também como técnica do vai-e-vêm e ela é, de longe, a mais usada por todas as pessoas. Não tenha dúvidas… Sabe quando você escova fazendo um movimento com a escova para frente e para trás? Pois é… Essa é a técnica da varredura. O problema dela é que, muitas vezes, os indivíduos exercem mais força do que deveriam e acabam ferindo a gengiva e, em longo prazo, desgastando os dentes na região próxima à gengiva marginal (chamamos essa área de região cervical do dente).

Técnica de Fonnes

A técnica de Fonnes é usada principalmente por crianças devido a sua fácil execução aliada à baixa coordenação motora da faixa etária até os 10 a 12 anos. Confira abaixo uma demonstração:

técnica de fonnes lopes odontologia
Técnica de Fonnes para escovação dos dentes, conhecida também como técnica da bolinha.

Técnica de Bass e Bass modificada

As técnicas de Bass e de Bass modificada são um pouquinho mais complicadas… Portanto observe a imagem abaixo:

Como escovar os dentes

Na técnica de Bass, a escova é posicionada inclinada, com as cerdas encostando nos dentes. Depois, você faz uma ligeira pressão para que a pontinha das cerdas entrem no espaço que existe entre o dente e a gengiva, o sulco gengival. Agora, com as cerdas ainda dentro do sulco gengival, você vai fazer um movimento curto para frente e para trás em média 20 vezes e repetir isso até limpar todos os dentes.

Eu sei… Ainda tem a parte de cima e traseira dos dentes. Achou que eu ia me  esquecer? Observe a imagem abaixo e tente escovar dessa forma:

como escovar os dentes

A diferença da técnica de Bass e de Bass modificada é que, na técnica de Bass modificada, após você fazer os movimentos para frente e para trás, você faz uma rotação da cabeça da escova. Veja na imagem abaixo:

4

Olha eu sei que no início é difícil, mas escovando assim você vai melhorar e muito a saúde dos dentes e da gengiva e com o tempo você fica extremamente habilidoso. Se você ficou com dúvida, sério, me pergunte. Não tenha vergonha, pois posso te fazer poupar muito tempo, sofrimento e dinheiro.

Toda dúvida deve ser esclarecida

Eu acho extremamente importante que você aprenda a fazer a escovação de forma adequada. Muitos pacientes queixam-se do barulho do motorzinho do dentista e que queriam que ele não tivesse barulho. Não me leve a mal, mas a escova de dente é o motorzinho mais silencioso que existe e olha… Muito mais barato também 😉 Vai por mim… Eu quero teu bem…

Espero que vocês tenham uma semana semana maravilhosa!

Forte abraço,

Marcos Lopes

Comente aqui 😉

Deixe uma resposta